Começa no próximo dia 26 de abril o período de inscrição para o concurso da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde. O anúncio do concurso foi feito em entrevista coletiva que contou com o prefeito Miguel Vaz e demais membros do Executivo Municipal.
O edital para o concurso público foi publicado nesta quinta-feira (21). O período de inscrições segue até o dia 28 de maio. Ao todo são 60 vagas, sendo 30 para contratação imediata e outras 30 para cadastro de reserva. O valor da inscrição é R$ 180 e elas são feitas apenas pela internet no site da empresa Selecon, responsável pela elaboração do concurso. O salário é de R$ 3.945,30.
De acordo com a secretaria de Governo, o concurso terá cinco fases, entre a aplicação de provas, testes físicos e psicológicos, até a convocação. A ideia é que a última etapa esteja cumprida até março do próximo ano. “Tem um aparato de coisas que foi implantado dentro da reforma estatutária, o regimento criado, pra que a gente tenha o passo a passo seguido, pra depois se efetivar isso”, explicou o secretário Alan Togni.
Momento importante
O prefeito Miguel Vaz disse que a Guarda Civil Municipal vive um momento importante em sua história. Ele lembrou que semana passada o município conseguiu junto à Polícia Federal a autorização para o uso de armas pelos agentes. Desta forma, Lucas do Rio Verde passa a ser o primeiro município mato-grossense em que a Guarda Civil poderá atuar com armas de fogo. “Estamos caminhando firmes no nosso propósito de melhorar a segurança pública do nosso município, incluindo essa ação como uma das mais importantes”, destacou.
O gestor disse ainda que o município vem desenvolvendo várias ações, com investimento em tecnologia para reforçar o setor de segurança.
Por outro lado, Miguel Vaz observa que o poder público continua reivindicando junto ao Estado a destinação de agentes para as Polícias Civil e Militar. Neste sentido foi elaborado um documento em conjunto com a OAB de Lucas do Rio Verde e entregue ao governador Mauro Mendes durante sua visita ao município no mês passado. “A gente aguarda ansiosamente que o governador anuncie novos efetivos das forças de segurança para o nosso município. Nossa expectativa é muito boa, pois não podemos deixar de reforçar essa solicitação”, pontuou.
Reforço
O vice-prefeito Marcio Pandolfi lembrou que um dos anseios da comunidade está relacionada a segurança pública. Neste sentido, além de cobrar do Estado a vinda de novos agentes de segurança, o município cuidou da preparação dos integrantes da GCM, que fez treinamento em Cotia, além de reestruturar a instituição. “Desta forma, a Guarda Municipal vem contribuindo e muito para a melhoria da segurança pública em nosso município e trabalhando de forma integrada com as demais forças”, disse Marcio.
Para o secretário de Segurança, coronel Marcos Cunha, o anúncio do concurso público significa um momento histórico para Lucas do Rio Verde. “As forças de segurança trabalham integradas e a Guarda Civil vem auxiliar e colaborar com as ações neste setor”, destacou.