Prefeito de Lucas sanciona lei aprovada pela Câmara que obriga inclusão de intérprete de LIBRAS em vídeos institucionais

A lei também se aplica a palestras e audiências públicas realizadas por instituições públicas

Fonte: Herbert de Souza / Ascom

tradutora de libras camara de vereadores
Foto: Ascom/Rayan Nicácio

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, sancionou o Projeto de Lei nº 02/2025, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. A partir de agora, a lei 3.780 determina que todos os vídeos de caráter institucional disponibilizados em aplicativos, redes sociais e sites oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo, Autarquias e Empresas Públicas do município contenham, obrigatoriamente, uma janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A lei, de autoria do vereador Wlad Mesquita (Republicanos), também se aplica a palestras e audiências públicas realizadas pelas instituições mencionadas. As plataformas digitais oficiais dos órgãos públicos municipais deverão se adaptar à nova norma, que já entrou em vigor.

Ao apresentar o projeto, Wlad destacou a importância da acessibilidade como um direito fundamental e a necessidade de alinhar os meios de comunicação públicos ao princípio da inclusão universal. “A disponibilização de vídeos institucionais com intérprete de LIBRAS é uma medida essencial para promover a inclusão da comunidade surda, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a integração dessa parcela da população nos debates e ações públicas”, afirmou.

De acordo com o texto sancionado, as despesas decorrentes da execução da lei serão cobertas por verbas próprias do orçamento municipal, podendo ser suplementadas, se necessário.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT