PAM de Lucas do Rio Verde começa a atender exclusivamente pacientes covid-19

PSF do bairro Rio Verde passa a atuar com horário diferenciado, substituindo os atendimentos até então feitos pelo Pronto Atendimento Municipal

Fonte: Da Redação

PAM lucas do rio verde

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Lucas do Rio Verde passa, a partir desta segunda-feira (29), a atender exclusivamente pacientes covid. A decisão foi tomada para criar alternativas para atendimento dos pacientes no início dos sintomas.

Desde a última semana, pacientes com sintomas de covid-19 têm feito o exame cujo resultado sai em torno de 15 minutos. Caso seja necessário, é feito a internação na própria unidade. “É preciso reforçar que as pessoas procurem o atendimento no início dos sintomas. Estamos vendo que muitas pessoas procuram com o avançar da doença. Peço que a população procure o serviço no início dos sintomas que é mais fácil de a gente controlar a doença”, observou a secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura.

Com a mudança de fluxo de atendimento no PAM, o município montou estrutura para atendimento de urgência e emergência no PSF do bairro Rio Verde. “É uma unidade bem centralizada, tem uma recepção que comporta um número maior de paciente e que nos é permitido manter um atendimento com qualidade nessa questão também”, assinalou Ventura.

Os moradores do bairro Rio Verde devem procurar atendimento no PSF do bairro Bieger ou no PSF 7, que receberão reforço de médicos lotados no PSF do bairro Rio Verde. “Pra que essa população não seja prejudicada no atendimento de PSF”, orientou. “Não devem procurar a unidade do Rio Verde para questões eletivas, de PSF a partir desta segunda-feira (29), devem procurar o PSF 16 ou o 7”, completou.

A unidade do Rio Verde passa a funcionar no horário de atendimento do PAM, das 6 da manhã à meia noite.

“A unidade de Pronto Atendimento é para questões mais urgentes. As demais questões devem ser resolvidas nos PSFS ou então via tele-atendimento. Nosso Tele Lucas continua fazendo atendimento. As pessoas podem procurar por esse método de atendimento”, orientou a secretária.

“Peço muito a colaboração da população, porque o volume de atendimento tem aumentado significativamente, as equipes estão trabalhando, todas as unidades estão com equipes, mas às vezes as demandas eletivas sofrerão um impacto neste momento, porque o momento é bastante critico e estamos procurando dar um atendimento àqueles que estão com risco iminente de adoecer com agravamento e até de vir a perder a vida por conta do covid”, detalhou.

Veja também
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.