Os moradores de Lucas do Rio Verde que ainda não participaram do Censo do IBGE podem contar com o Disque Censo. Por meio desse dispositivo, a pesquisa que busca atualizar informações a respeito da população brasileira poderá ser concluída.
O Censo 2022 começou em agosto de 2022. Porém, as pesquisas não conseguiram avançar conforme a programação do IBGE, que estima concluir o levantamento ainda no ano passado.
Inicialmente o problema foi com a contratação de pessoal para ir a campo fazer as pesquisas. Em Mato Grosso, a maioria das cidades contou com número de pesquisadores abaixo do esperado, atrasando o cronograma previsto.
Outro problema enfrentado foi o número de domicílios fechados no período comercial, em que os agentes censitários vão a campo. Agora, com o Disque Censo, será possível àqueles que não foram recenseados participarem das pesquisas.
Participação importante
“O IBGE lançou o Disque Censo. Por meio do número 137, a população pode ligar e fazer o seu recenseamento. A ligação é gratuita e 100% segura. O número foi criado pra facilitar o trabalho dos recenseadores e garantir que todos os luverdenses participem da contagem populacional”, destacou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, em suas redes sociais.
O gestor, que se afastou da prefeitura por alguns dias, orienta os luverdenses que ainda não receberam as equipes do IBGE, a ligarem no Disque Censo e participar.
“A contagem populacional é muito importante para o nosso município. É por meio do número de habitantes que o Governo Federal define o percentual de recursos que cada município tem direito. Conto com a participação de todos”, enfatizou o gestor.
Em dezembro, o IBGE antecipou uma estimativa do Censo 2022. Os números apontaram para Lucas do Rio Verde uma população em torno de 83 mil habitantes.