Abraçar causas ambientais se faz com arte. A equipe da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde e o projeto de educação ambiental da PCH Cedro organizaram uma oficina de reciclados para 15 mulheres da comunidade Groslândia, feita na Escola Fredolino Vieira Barros neste mês de agosto. Os professores também participaram da oficina.
Palestras sobre o reaproveitamento do lixo casou com a oficina, orientando as participantes da importância de entender o que é matéria orgânica utilizada para o artesanato (folhas secas, sementes) e embalagens descartáveis como latas, garrafas, tecidos, papelão, entre outros, aguçando o poder de criatividade de todas as alunas.
“São objetos criados por aqui, como porta-chaves, garrafas decorativas, quadros e caixinhas que elas podem, além de economizar na compra destes produtos, gerar uma renda extra com as vendas”, explica Mônica Grabria, uma das monitoras do curso.
“Reutilizar ou reciclar você diminui todo aquele lixo que vai pro aterro, preservando os recursos naturais, evitando a intoxicação do meio ambiente e ajuda na conservação do solo”, conscientiza Edina Gomes, engenheira florestal que faz parte do projeto de educação ambiental.