Equipe de plantão do Corpo de Bombeiros (13ªCBM) de Lucas do Rio Verde auxiliou uma gestante que havia acabado de dar a luz no banheiro de sua residência.
O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) no bairro Jardim Amazonas.
De acordo com os militares, a parturiente estava com 39 semanas, em trabalho de parto em sua residência. De imediato a guarnição deslocou na UR-566 em Código-3, ou seja, em emergência.
Quando a equipe chegou à cena, encontrou a parturiente consciente no banheiro, porém já com o “recém-nascido” (neonato) nas mãos após nascimento normal.
Havia hemorragia prevista na cena e ainda com o cordão umbilical ligado a placenta.
A equipe de Socorristas avaliou o “neonato”, realizando o protocolo de Clampeamento, imobilização da parturiente na prancha e transporte de ambos. Já no interior da UR-566 realizou o corte umbilical dentro dos 03 minutos, efetuou clipes no cordão umbilical, aspiração nasal de secreções do recém-nascido (neonato), avaliação secundária completa do recém-nascido, etiquetação-RN, e controle da temperatura do mesmo.
Portanto a parturiente e o recém-nascido foram devidamente assistidos pela equipe da 13CIBM no âmbito do Suporte Básico de Vida-SBV dentro do protocolo PHTLS em vigor e encaminhados conscientes para a UTI neonatal do hospital São Lucas onde se encontram em observação.
A equipe de socorristas era formada pela Sargento BM Kleidiane Ferreira; Cabo BM Alexsandre Silva e Soldado BM Santos.
Texto: colaboração CB BM Alexsandre Silva