A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde contabilizou, até setembro deste ano, a abertura de 1.441 novas empresas no município. Os dados enquadram todas as categorias de empresas constituídas, como Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – (Eirelle) ME, Sociedade Simples, Sociedade Anônima e pessoas físicas que atuam como profissionais liberais emitindo nota fiscal.
De acordo com a pasta, o saldo foi bastante positivo e significativo se comparado com o mesmo período de 2020, ano bastante afetado economicamente pela pandemia, quando foram registradas apenas 591 empresas nas mesmas categorias.
“Somando a classificação por atividades com fechamento do mês de setembro de 2021, atingimos 4.154 prestadores de serviço, 1.764 comércios e 43 indústrias. Incluindo outros segmentos chegamos a um total de 7.706 empresas ativas em Lucas do Rio Verde”, destaca o secretário de Finanças, Giovanni Rodrigues da Silva, que responde também interinamente pela pasta de Desenvolvimento Econômico.
Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico são contabilizados a partir dos alvarás emitidos na cidade das respectivas empresas e profissionais que atuam no município. Durante o período avaliado, não houve registro de apenas duas categorias: Eirelle EPP e Empresa de Grande Porte (EPG), situação que deve mudar, conforme o secretário, a partir da chegada das ferrovias.
“A chegada do trem ao município luverdense vai incentivar a instalação de novas indústrias que trarão benefícios na verticalização da produção de soja, milho e algodão. Mas isso não vai se restringir ao agronegócio. Também será a ferrovia da indústria e do comércio, pois vai se conectar com a malha ferroviária que transporta os produtos aos principais polos econômicos do país, além ajudar muito no escoamento de produtos, mas será fundamental para trazer insumos com custo mais competitivo para a nossa produção industrial e também deve gerar efeitos de expansão da produção em setores como os de proteína vegetal e animal”, evidencia Giovanni.
Os números registrados em cada mês desse ano são:
Janeiro – 293
Fevereiro – 49
Março – 88
Abril – 126
Maio – 127
Junho – 192
Julho – 255
Agosto – 187
Setembro – 124
Em cada categoria de empresa, os números são:
Pessoa Física – 31
MEI – 597
ME – 180
EPP – 88
Eirelle ME – 8
Sociedade Simples – 1
Sociedade Anônima – 12
Crescimento pós-pandemia no cenário nacional
O Brasil alcançou a marca de 1,4 milhão de novos negócios abertos, de maio a agosto de 2021, conforme divulgado pela Agência Brasil. Nesse período, o saldo positivo de empresas em funcionamento no país chegou a 936.229. O saldo é a diferença entre todos os negócios abertos (1.420.782) e fechados (484.553) no período. O total de empresas ativas no Brasil é de 18.440.986. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia.
O crescimento registrado nos meses de maio a agosto de 2021 representa aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior e de 26,5% em comparação com o mesmo período de 2020.
“Percebemos que já houve um aumento expressivo este ano. Esses dados são muito importantes, pois significam que a economia está voltando a crescer e, automaticamente, colabora para gerar emprego e renda para a população”, disse o supervisor do Desenvolvimento Econômico, Elizeldo Reis.
Empregos
A abertura de novas empresas no município gera também novos postos de trabalho. Segundo o painel do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de janeiro a agosto desse ano, Lucas do Rio Verde teve um saldo positivo de 2.675 contratações.