Será realizado no próximo domingo (12), em Lucas do Rio Verde, o primeiro Campeonato Lucas de Karatê. O evento será disputado no ginásio Didé Martins, localizado no bairro Tessele Junior a partir de 8 horas.
Estão confirmados karatecas de várias cidades da região, como Nova Mutum, Sinop e Juara, totalizando cerca de 130 atletas.
De acordo com o sensei Selber Luiz Barros Meira, da Academia de Artes Marciais Seishin, a realização de competições é importante para manter os atletas estimulados e atrair novos praticantes. “O karatê em Lucas do Rio Verde vem ficando cada dia mais forte”, destacou, citando que reunir 130 atletas revela a importância do evento. “Competições assim são importantes pra que a gente trabalhe com esses jovens que buscam experiência, esse conhecimento de saber ganhar, de saber perder, de respeitar os seus adversários”, detalha o sensei, citando a socialização que acontece entre os participantes de academias e cidades diferentes.
Esporte olímpico
Selber lembra que o karatê é um esporte olímpico que sempre trouxe medalhas para o Brasil nas competições, o que estimula as pessoas a praticarem o esporte. Além do ganho físico, ele ainda proporciona benefícios mentais em seus praticantes. “O karatê, além de ensinar a disciplina, a hierarquia, ele prega o respeito”.
Para realizar a competição, a academia conta com apoio dos pais e do poder público. “Sem esse suporte da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde a gente não conseguiria fazer competições desse nível. Então, a gente vai fazer esse evento pra população, para o público de Lucas do Rio Verde prestigiar e conhecer. Eu sei que muitas pessoas ainda não conhecem e nem sabem que tem karatê dentro do município, mas a gente tá aqui firme e forte”, finaliza o sensei, citando que a entrada no ginásio Didé Martins é gratuita.
Em maio, atletas de Lucas do Rio Verde participaram de seletiva na capital do Estado e garantiram medalhas e vagas para o Campeonato Brasileiro que acontecerá ainda este ano.