A Semana Nacional do Trânsito, que se encerra neste sábado (25), foi marcada por ações educativas e de conscientização em Lucas do Rio Verde. O trabalho foi desempenhado pela Secretaria de Segurança e Trânsito, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM).
Na quarta-feira (22), a Guarda e a PM realizaram na avenida Goiás uma blitz educativa. Na ocasião, os oficiais fizeram vistorias de veículos, checagem da documentação e verificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores.
Os motoristas que apresentavam algum tipo de irregularidades, seja no automóvel ou na CNH, foram orientados pelos agentes a se regularizarem junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Neste momento, os oficiais não aplicaram a multa.
Segundo o supervisor da GM, Ten. José Carlos Medeiros, a ação educativa desses dias não tem o objetivo de punir, mas sim alertar os condutores. “Nesse momento estamos realizando blitz de cunho educativo e vamos continuar fazendo isso nos próximos 15 ou 20 dias. Depois disso, nós, também em parceria com a PM e demais forças de segurança, vamos iniciar a aplicação de multas aos condutores irregulares e vamos intensificar a operação Lei Seca”.
Ao longo da semana, outras duas blitzes, sendo uma quinta e outra na sexta-feira, foram realizadas.
Nas escolas, a Guarda Municipal realizou o trabalho de educação no trânsito com as crianças. Na quinta-feira (23), o Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe recebeu os agentes que falaram sobre a responsabilidade de todos para um trânsito seguro, a importância do uso do cinto de segurança, da cadeirinha, tudo de uma maneira didática para que as crianças repassem adiante aquilo que foi dito.
Já na sexta (24), uma instituição privada solicitou a presença dos guardas para uma passeata. Os agentes conduziram as crianças por algumas ruas, no bairro Pioneiro, e trabalharam a importância da faixa de pedestres e como os motoristas devem se comportar no trânsito.
Para o secretário Paulo Nunes, as ações da Semana do Trânsito são muito importantes para a conscientização de todos. “Nós estamos dando sequência aos projetos de conscientização no trânsito. Esse trabalho será desempenhado nas escolas, visto o retorno das atividades e, a partir dessas ações, a gente vai mudando essa realidade de um trânsito tão violento”, destacou o secretário de Segurança e Trânsito.