A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, por meio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou, nos dias 25, 26 e 27 de julho, o III Fórum Municipal de Cultura. O evento, que visa discutir políticas públicas para o desenvolvimento da cultura no município, reuniu autoridades e produtores culturais da região nas atividades realizadas nos auditórios da Unilasalle e do Paço Municipal.
A abertura do encontro contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, que participou junto com acadêmicos e convidados da palestra sobre Cocriação de Futuros para Lucas do Rio Verde – Ativados pela Economia Criativa.
O segundo dia do evento contou com a presença do coordenador de Gestão do Sistema Estadual de Cultura, Lauro Victor, da superintendente de Políticas Culturais do Estado, Cinthia Mattos, e da secretária-adjunta de Cultura de Mato Grosso, Alessandra Keiko, que destacou a importância do fórum. “Este encontro é uma instância onde a gente consegue aproximar os produtores culturais do poder público para ouvir e apresentar algumas demandas que estão acontecendo tanto na cidade, quanto no estado. Precisamos entender qual é o nosso lugar da cultura dentro do desenvolvimento econômico e saber como é que a gente faz pra poder evoluir dentro da economia criativa, pois os empreendedores da cultura de Lucas do Rio Verde tem potencial para isso”.
A palestra “Inovação e Perspectiva da Economia Local”, ministrada pela Consultora de Economia Criativa, Ana Fagundes, e pela Designer de Futuros, Paula Cristina Visoná, encerrou a programação da segunda noite de atividades.
“Estou muito feliz de participar do fórum, falando da implantação do Programa de Economia Criativa de Lucas do Rio Verde que está sendo gestado e será lançado como pioneiro no Mato Grosso. Com ele, a gente vai contribuir para que todos os empreendedores da área da economia criativa da cidade alavanque seus negócios, ganhe dinheiro, e quem não tem um bom negócio ainda, que pegue as ideias e monte o seu negócio e o município, assim como ele está despontando já em toda essa região como pioneiro do InPacto Lucas, ele vai também despontar também com o Programa Lucas + Criativo”, contou Ana Fagundes.
No sábado (27), o fórum teve uma programação extensa. Pela manhã, a palestra principal foi ministrada pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, DJ Taba, que compartilhou suas experiências e deu uma aula sobre os Conselhos de Cultura e a Consolidação das Políticas Culturais. Logo em seguida, a supervisora técnica de Cultura, Christine Rigo, apresentou aos participantes como captar recursos.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, finalizou as atividades da manhã com a apresentação do relatório da Cultura, mostrando o avanço das ações realizadas no município ao longo dos anos.
“Esse fórum trouxe para nós muito conhecimento. Foi uma experiência única, as atividades foram pensadas com muita criatividade e contou com conteúdos muito mais assertivos. A cadeia produtiva cultural luverdense precisava entender que nós somos o principal insumo da economia criativa, então é muito importante que a gente se aproprie desse conhecimento. Cada depoimento, cada participação, cada palestra, cada mesa redonda realizada trouxe para nós uma carga cultural, conhecimento e desenvolvimento gigante. Avalio de forma muito positiva e agradeço a todos aqueles que se dedicaram e participaram desses momentos de tanto aprendizado”, ressaltou Luciana Bauer.
No período da tarde, foi realizada a palestra “CNPJ e Cultura: O Caminho para a Profissionalização e Sucesso”, pelo gerente regional do Sebrae de Lucas do Rio Verde, Renato Ícaro e pelo coordenador da Sala do Empreendedor, Eleandro Kaiber. Os produtores culturais também puderam participar das mesas redondas sobre Cultura e Negócios com a Iniciativa Privada e Cultura Local em Foco com Produtores Culturais, tirando diversas dúvidas com a equipe do Sicredi Ouro Verde e ouvindo as experiências de alguns artistas da cidade.
O III Fórum Municipal de Cultura foi finalizado com uma Feira Criativa, realizada na Casa do Artesão, com diversas peças produzidas pelos artistas do município.