A árvore atrai cada vez mais olhares para sua beleza. “Poderia substituir grande parte das palmeiras imperiais”, disse um morador de Lucas do Rio Verde.
O inverno é uma estação que remete ao insulamento. Nessa época, o clima seco faz com que as pessoas evitem ficar expostas ao vento, muitas vezes, gelado. Porém, é justamente nessa estação que as ruas ficam enfeitadas por uma espécie conhecida por todos e amada por muitos: o ipê, cuja madeira foi muito utilizada nos séculos XVII e XVIII na construção de telhados de igrejas, por sua durabilidade e resistência. Ainda hoje é utilizada tanto em construções civis, como navais.
Floração dos ipês
O ipê é uma árvore encontrada por todo o Brasil, tem cerca de 10 espécies diferentes, e é tão nacional que seu nome – de origem tupi – significa “árvore cascuda”. As mais comuns são o ipê-amarelo, ipê-roxo e o ipê-branco, variações que podemos encontrar em Lucas do Rio Verde. Elas crescem devagar e podem atingir até 30 metros de altura, mas a maioria mede de 7 a 15 metros. A flor do ipê-amarelo foi declarada como a flor símbolo nacional em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros.
Existem várias histórias que exaltam a beleza dos ipês. Uma delas reproduzimos a seguir:
A HISTÓRIA DOS IPÊS.
Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a terra.
Foi aquela alegria.
– Outono, Verão, Primavera, diziam!!!
Porém Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno.
Então Deus parou a reunião e perguntou:
– Por que ninguém escolhe a época do inverno?!?
Cada um tinha sua razão.
– Muito seco! Muito frio! Muita queimada!
Então Deus pediu um favor.
– Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas e no frio embelezar o mundo….
Todos ficaram em silêncio.
Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse:
– Eu vou!…
E Deus, com um sorriso, perguntou:
– Qual seu nome minha filha?!
– Me chamo Ipê, senhor!
As outras árvores ficaram espantadas com a coragem do Ipê em querer florescer no inverno.
Então, Deus respondeu:
– Por atender ao meu pedido farei com que você floresça no inverno, não só com uma cor… Para que também no inverno o mundo seja colorido. Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme.
E assim, Deus fez uma das mais lindas árvores que dá cor ao inverno… E por isso temos os Ipês:
Branco
Amarelo
Amarelo do Brejo
Amarelo da Casca Lisa
Amarelo do Cerrado
Rosa
Roxo
Roxo Bola
Roxo da Mata
Púrpura.
Que sejamos como os ipês, que saibamos florir nos invernos da vida!
De José Hermes Sandoval Braga, por Carminha Braga.