A Prefeitura de Lucas do Rio Verde iniciou na tarde desta segunda-feira (21) a primeira de uma série de 3 audiências públicas. Em todas elas a temática é relacionada a ações a serem desenvolvidas ou incluídas no Plano Plurianual Anual (PPA). Além de pessoas presentes aos encontros, é possível a participação da população por meio de uma plataforma digital. O endereço e as orientações sobre a participação virtual podem ser obtidas no site da Prefeitura.
O PPA é o planejamento estratégico da gestão pelos próximos quatro anos e tem a finalidade de pôr em prática programas e projetos que visam atender às necessidades da população. Primeiro encontro abrangeu os bairros Parque das Emas, Bandeirantes, Industrial, Tessele Junior e comunidades Groslândia, São Cristóvão e Itambiquara.
“A gente sempre procura alinhar o que é desejo da sociedade e o que Poder Público pretende entregar. Existe um compromisso, do Plano de Governo, que foi eleito nas urnas. Junto com isso nós vamos adequando com a sociedade o que ela também tem desejo e anseio para sua região”, explicou o Secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Participação virtual
Por conta das medidas de prevenção ao novo coronavírus, a participação de público foi restrita. Apenas dois representantes de cada comunidade foram convidados. Eles acompanharam a apresentação das propostas contidas nas ações de cada secretaria e puderam expor a expectativa de cada bairro ou comunidade. Outros participaram de forma remota.
O prefeito Miguel Vaz, que participou da audiência, avaliou que neste momento de pandemia é necessário usufruir de todas as ferramentas para aproximar o poder público do cidadão. “É um evento de acolhimento de sugestões de um dos setores da sociedade, envolvendo alguns bairros, e comunidades do interior. Teremos três dias para o acolhimento destas sugestões para o PPA compreendendo os próximos 4 anos, inclusive o primeiro ano da próxima gestão”, assinalou.
Representante da Comunidade Itambiquara, Fraguene Graciane, fez alguns apontamentos durante a audiência. Ela citou que a expectativa é que a comunidade rural consiga benefícios. “Se for possível, queremos a construção do nosso PSF, uma vez que a população de Itambiquara tem que ser deslocada até a Groslândia e isso não é viável para nós”, assinalou. Fraguene observou que o Executivo demonstrou interesse em suprir as demandas locais.
Além de saúde, moradores de Itambiquara reivindicaram investimento em pavimentação asfáltica, já que no período de estiagem acumula muita poeira e incomoda os moradores.
Confira os dias e regiões:
Terça, 22/06: Centro, Pioneiro, Alvorada, Menino Deus, Cidade Nova, Rio Verde, Jardim das Palmeiras, Veneza e Parque dos Buritis.
Quarta, 23/06: Jardim Amazônia, Jardim Imperial, Jardim Primaveras, Cerrado, Parque das Araras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii e Vida Nova.