De 31 de março a 04 de abril, Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, participou de mais uma importante etapa de capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo, seis guardas civis participaram da treinamento em Cotia, município do estado de São Paulo, que é referência nacional em boas práticas de segurança pública. A agenda também contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
A formação foi dividida em três áreas estratégicas da GCM. Na área Maria da Penha, participaram os guardas Dalton Marcos da Silva e Pricilla Nogueira da Silva. No programa Educando (Rope), os guardas Olessandro Braga Luiz e Ranil de Jesus Pereira Maciel receberam a capacitação. Já na Corregedoria, os treinamentos foram realizados pelo corregedor Munil Marques de Souza Júnior e o GCM Michell Koseki de Capua. Todos voltaram com certificados e preparados para atuar como multiplicadores do conhecimento em Lucas do Rio Verde.
O Secretário Municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha destacou a importância da capacitação e da parceria com Cotia. “Essa parceria é muito importante para o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal. Nós temos como referência administrativa e operacional a GCM Cotia, onde os nossos guardas civis foram capacitados e, posteriormente, transformados em Guarda Civil Municipal Armada. Esse intercâmbio, a busca do conhecimento que a atual gestão tem buscado em outros estados da Federação, tem nos proporcionado uma GCM aprimorada no cumprimento de suas atribuições institucionais”.
Aproveitando a oportunidade, os GCMs visitaram as guardas civis de Paulínia e Barueri, onde buscaram o que tem de melhor para implantar na Corregedoria, no Educando e no núcleo Maria da Penha em Lucas do Rio Verde.
O coronel Cunha ressaltou que o processo de aprimoramento da GCM é continua. “E a Guarda Civil esta aprimorando seus conhecimentos técnicos voltados à segurança pública integrada com as demais forças de segurança, em busca de preencher todo o cronograma previsto em sua legislação, fortalecendo em sua missão de bem-servir à sociedade luverdense, com excelência. Essa busca do conhecimento será constante, estando previsto para irmos a Camboriú e Joinville”, ressaltou o secretário.
A visita técnica também contemplou ações voltadas ao trânsito. “Foi também o secretário Wellington, onde nós fizemos uma visita ao pátio de Cotia, para que pudéssemos ver o modelo de gestão e futuramente implantar em nosso município . É uma das cidades que também é referência nesse segmento. Nós estamos procurando o que tem de melhor no país para implantar em nosso município e ir de encontro a uma cidade tecnológica, de inovação e de oportunidades.”, concluiu o coronel Cunha.