Lombadas eletrônicas começam a multar a partir de abril

Multa para quem desrespeitar as medidas pode ser considerada média, grave ou gravíssima

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Lombadas eletrônicas
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Instaladas em locais estratégicos da cidade, a fim de reduzir a velocidade nas principais avenidas de Lucas do Rio Verde, as lombadas eletrônicas entram efetivamente em operação a partir do próximo mês. Condutores que desrespeitarem o limite de velocidade indicado pelos aparelhos serão multados.

Segundo o Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, as lombadas eletrônicas passam a autuar de maneira automática a todos os condutores que passarem acima da velocidade permitida no local, 40 km/h, a partir do dia 15 de abril. São, ao todo, 22 equipamentos instalados em pontos fixos da cidade.

As multas serão emitidas conforme o art. 218 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), podendo ser enquadrada em infração média (quando a velocidade for superior à máxima em até 20%), grave (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%) ou gravíssima (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%).

Os equipamentos eletrônicos começam a funcionar após o período educativo de 60 dias, iniciado em fevereiro, para que os condutores se adaptem ao novo sistema.

Em todos os pontos em que os aparelhos foram implantados, o Departamento de Trânsito instalou placas indicando a velocidade permitida, tachões, pintura dos sinalizadores, linha de redução de velocidade e área zebrada.

“O principal objetivo das lombadas eletrônicas é preservar a vida. Ninguém vai ser multado se obedecer a sinalização e as leis”, disse o secretário de Segurança Pública, Paulo Nunes.

A Guarda Civil Municipal estará nos pontos indicando e prestando apoio aos condutores que têm dúvidas.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.