No próximo domingo (02) milhões de eleitores vão às urnas escolher deputados, senadores, governadores e o futuro presidente da República. E o horário de votação foi alterado em algumas regiões para que a votação encerre de forma simultânea. Em Mato Grosso, por exemplo, a votação iniciará às 7 horas e encerrará às 16 horas.
Na última semana, o juiz da 21ª Zona Eleitoral, Hugo Freitas, falou à imprensa sobre diversos assuntos. A 21ª ZE abrange os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá. O magistrado destacou a segurança que o uso de urnas eletrônicas trouxe ao processo eleitoral brasileiro. Depois de mais de duas décadas sendo utilizada, a votação eletrônica passou a ser contestada pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e seus apoiadores. Porém, apesar de várias denúncias, nunca houve comprovação de irregularidades ou invasões nas urnas.
O magistrado fez um alerta em relação ao horário de votação. Hugo Freitas reforçou que o horário de votação começa às 7 horas e encerra às 16 horas. “Portanto, às 16 horas os portões dos colégios serão fechados”, ressaltou. “Foi uma forma que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ajustou para que todos os Estados da federação terminassem ao mesmo tempo, não no mesmo horário, por conta do fuso horário”.
O eleitor deverá votar para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. A orientação da Justiça Eleitoral é que o eleitor faça uma cola, com os números dos candidatos escolhidos. Deste modo, a votação acontecerá de forma mais ágil. “Pra que ele chegue na urna e consiga digitar, de fato, o número de seu candidato”.
Na última semana, as urnas que serão usadas nas eleições na 21ª Zona Eleitoral passaram por procedimentos técnicos de carga e lacre das urnas e da fase zonal de auditoria das urnas.