A comunidade São Cristóvão recebeu nesta sexta-feira (17) o inventário participativo sobre a festa realizada pelos moradores locais. A festa foi escolhida como o primeiro bem imaterial após uma intensa pesquisa histórica sobre a celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde.
A festa de São Cristóvão é realizada desde 1976 pelos primeiros moradores da região. Eles se reuniam em casa para fazer oração e confraternizar, além de fugir da rotina do trabalho e da saudade dos familiares que residiam em outros Estados.
O Inventário Participativo foi fundamentado em pesquisa documental para a preservação da cultura e memória de um povo. A pesquisa foi coordenada pelo Museu Histórico do município e envolveu a comunidade. O trabalho teve duração de dois anos para chegar ao documentário.
A presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Barzotto, que reside na comunidade, e o segundo secretário, Gilson de Souza, prestigiaram o evento que contou com demais autoridades e comunidade local.
Para Sandra, a parceria comunidade e escola sempre é importante e juntas, são muito mais fortes. A vereadora agradeceu a gestão escolar e a Secretaria de Cultura por valorizar a comunidade do interior e à gestão municipal pela valorização que tem dado às comunidades do interior. “Esse é o melhor legado que a sua gestão vai deixar para a história de Lucas do Rio Verde“, afirmou.
A presidente da Câmara também elogiou o historiador Oliveira Netto pelo projeto, insistência e habilidade em manter viva a memória das pessoas e das histórias aqui vividas. Além disso, parabenizou todos os envolvidos e a comunidade local por ter aceitado participar da pesquisa.
O inventário foi realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Museu Histórico.