As obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, para o projeto de universalização para toda a cidade avançam com a implantação da rede coletora de esgoto, que chega a 81%, totalizando 10.033 metros executados.
Ao todo, 23 km estão sendo implantados, sendo 12 km de responsabilidade do Município e Saae, além de outros 11 km de responsabilidade das empresas terceirizadas. O investimento em todo o sistema está sendo cerca de R$ 3,6 milhões e beneficiará quase 700 famílias dos bairros Bandeirantes e Parque das Emas.
O diretor da autarquia, Mauricio Fossatti, afirma que a universalização do saneamento básico, em especial a coleta e tratamento de esgoto, é uma das prioridades da gestão. “A falta de saneamento é um dos principais problemas enfrentados por vários municípios no país, mas nós aqui em Lucas do Rio Verde estamos trabalhando para promover a diferença, tendo como margem atingir 48% do município com rede coletora de esgoto, preparando a cidade para os desafios do crescimento sustentável, garantindo segurança sanitária para todos. O objetivo é termos um ambiente propicio para o crescimento econômico, melhoria na saúde pública e o bem-estar da população luverdense”, destacou.
Nesta fase, a intervenção da via pública para execução da obra é necessária. O desafio em estar em uma região já toda urbanizada e com a sua infraestrutura instalada no local e entrar com a parte de tubulação de esgoto é grande, mas temos que pensar que o resultado final trará grandes benefícios”, relata o diretor do Saae, Mauricio Fossatti.
A previsão da entrega da obra é para o próximo mês, novembro.