Hospital São Lucas passa a contar com ala para pacientes que precisam de hemodiálise

Direção do hospital informa que demanda aumentou significativamente por conta da pandemia e diminuiu oferta de serviços a pacientes

Fonte: Da Redação

WhatsApp Image 2021 03 24 at 11.03.14 1
Foto: Divulgação/Ascom

Uma parceria entre Inemat (Instituto Nefrológico de Mato Grosso), Hospital São Lucas e Poder Público de Lucas do Rio Verde viabilizou a implantação de uma ala para realizar sessões de hemodiálise a pacientes atendidos na unidade. De acordo com a direção do hospital, desde o início da pandemia de covid-19 houve aumento na demanda. Em contrapartida, houve redução na oferta de serviços.

“As referências não estão conseguindo dar conta da demanda. Nós conseguimos estruturar o serviço interno de hemodiálise para os pacientes críticos e graves que necessitam da terapia”, detalhou a gestora do hospital, Gabriela Refatti.

 

São duas máquinas que estão ativas desde o último sábado. O principal foco no momento são os pacientes covid atendidos na unidade.

A ala está sob a coordenação da Dra. Ângela Nunes, médica nefrologista, avaliando as necessidades dos pacientes. A profissional explica que a partir da vinda dos equipamentos será possível tratar pacientes com quadro de insuficiência renal aguda. “Principalmente neste período grave da pandemia”, destaca.

De acordo com a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura, esse serviço já deveria ter sido implantado quando o Hospital São Lucas passou a contar com leitos de UTI. Ela explica que desde o início do ano, o Poder Público, o Inemat e a direção do São Lucas passaram a buscar a implantação dos equipamentos para o atendimento dos pacientes.

“E foi impulsionado ainda mais com a instalação dos leitos de UTI covid. Por causa da covid, muitos pacientes evoluem pra insuficiência renal e fazendo a hemodiálise é mais uma oportunidade para esses pacientes vencerem esta guerra”, assinalou a secretária.

“Foi uma medida precisa, importante e que visa reduzir o número de óbitos”, declarou o prefeito Miguel Vaz, destacando o esforço conjunto para a implantação dos equipamentos no São Lucas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.