Guarda Civil Municipal alerta sobre excesso no consumo de álcool durante as festas de fim de ano

Período de festas estimula consumo de álcool, por isso corporação trabalha para reduzir riscos de acidentes

Fonte: CenárioMT

consumo de alcool na gestacao traz riscos para bebe afirma medica
© Arquivo/Agência Brasil

O aumento no consumo de álcool durante os festejos de fim de ano é visto com preocupação pela Guarda Civil Municipal em Lucas do Rio Verde. O período de festas é marcado por encontros familiares e corporativos. Por isso, a corporação faz alerta sobre os riscos que isso pode trazer no trânsito.

O comandante da GCM, tenente J. Lima, alerta que álcool e direção não são uma combinação adequada, pois comemorações podem resultar em acidentes com vítimas. “Muitas vezes são fatais ou com pessoas lesionadas. Orientamos que os condutores de veículos tenham cuidado e precaução. Se beber, não dirija”, adverte.

Lima observa que existem alternativas, como táxis ou veículos de aplicativos prontos para atender a sociedade.

Em viagem

Também neste período, muitas famílias saem em viagem de férias. Neste sentido, o comandante da GCM orienta que os condutores fiquem atentos a vários aspectos. O veículo deve estar com documentação em dia e com a devida manutenção preventiva.

“Que o veículo esteja preparado, com a mecânica em dia pra evitar ficar na estrada”, observa.

Outro aspecto importante para a segurança dos ocupantes do veículo é que o condutor esteja descansado. “Se de repente deu sono, procure um local adequado e com segurança. Não confrontar com o sono”, ressalta.

Outro aspecto da viagem de férias é conversar com vizinhos ou parentes para ficarem de olho em sua residência, evitando que possa ser alvo de furtos ou arrombamentos. Os cuidados preventivos são importantes para que no retorno o morador evite aborrecimentos.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.