Atender de forma adequada às vítimas de violência já é uma realidade em Lucas do Rio Verde. O Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, com início em maio deste ano, teve sua sede inaugurada no fim da tarde desta quarta-feira (16). A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, onde diversas autoridades municipais e do estado estiveram presentes. Em seguida, houve o descerramento da placa nas instalações no núcleo, que fica ao lado da Delegacia.
Na inauguração estiveram presentes o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Demerval, secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, além de outras autoridades da Polícia Civil, forças de segurança, Judiciário, representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, e vereadores do município.
O novo espaço do Núcleo garantirá atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar, e de crimes sexuais. O local contará com profissionais capacitados para acolher essas vítimas de forma diferenciada e conta também com atendimento psicológico integrado.
Durante a cerimônia, a equipe do núcleo exibiu um vídeo do depoimento de uma mulher vítima de violência em Lucas do Rio Verde, que recebeu auxílio para sair desse ciclo. Ela esteve no evento e foi homenageada pelas mulheres que vem realizando os trabalhos na unidade.
“Esse núcleo é um importante avanço para Lucas do Rio Verde. Ele representa muito sobre o apoio que daremos às mulheres. Temos a expectativa de avançarmos na área de segurança pública. Solicitamos ao delegado-geral Mário Demerval para que criássemos a Delegacia da Mulher e uma delegacia especializada em roubos e furtos”, destacou Miguel Vaz, chefe do Executivo.
Desta forma, a vítima não terá atendimento na recepção convencional da Delegacia, mas em um local específico com atendimento realizado por mulheres, como a legislação prevê, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O Núcleo é de responsabilidade da Polícia Judiciária Civil e terá suporte da Secretaria de Assistência Social, por meio de equipe responsável no apoio psicológico às vítimas. Ao todo, sete profissionais atuarão nos atendimentos da unidade. A construção da estrutura do núcleo, alocado junto à Delegacia de Polícia da cidade, teve apoio da Secretaria de Infraestrutura e Obras.
“Muitas mulheres, quando se aproximam de uma delegacia convencional, se deparam com alguém do sexo masculino para atender e às vezes um olhar até recriminatório e a mulher acaba até desistindo de fazer sua denúncia. Agora as mulheres se sentirão encorajadas, mais confiáveis com toda essa equipe e estrutura que montamos aqui”, considerou em sua fala a primeira-dama Janice Vaz Ribeiro.
Mário Demerval destacou em sua fala os planos futuros da PJC em ampliar o atendimento da corporação em Lucas do Rio Verde, aumentando o prédio da Delegacia já existente e a possível construção de uma Delegacia da Mulher.
“Estabelecemos de maneira muito positiva a vinda de um novo delegado para cá, talvez até uma mulher, que ficaria responsável pelo núcleo. Posteriormente esse núcleo, com alteração legal, com a vinda de um novo prédio, poderia se transformar em uma delegacia especifica e atendendo de maneira especializada as mulheres”, explicou delegado-geral.