Dando continuidade aos trabalhos relacionados ao Agosto Dourado em Lucas do Rio Verde, profissionais da Saúde e da Educação receberam capacitações, na última semana, a fim de serem atualizados sob o tema “Marcos do desenvolvimento infantil”.
Expressar um sorriso, virar de bruços, rolar na cama, sentar, engatinhar, falar, andar. Essas são algumas das habilidades que vão sendo adquiridas pelos bebês assim que os meses vão passando. A essas mudanças evolutivas é dado o nome de marcos ou saltos de desenvolvimento na infância.
O acompanhamento da criança deve ser feito, obrigatoriamente, do nascimento até os dois anos de idade, para identificar e diagnosticar precocemente possíveis doenças na primeira infância. O acompanhamento de profissionais da saúde, deve acontecer, no entanto, ao longo de toda a vida.
O mesmo treinamento também foi realizado em um outro momento, na Casa dos Conselhos, com os médicos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Lucas do Rio Verde.
“Nosso objetivo enquanto formadores da educação permanente em Saúde é trazer um olhar e atendimento mais humanizado às unidades de saúde. Por isso a importância da qualificação constante dos nossos profissionais”, afirma Tatiani da Rocha, Programa Escola de Saúde Pública Municipal de Lucas do Rio Verde (PESPM).
Vigilância Ambiental
Também na última semana foi realizado um treinamento com a equipe da Vigilância Ambiental (agentes endemias), na Casa dos Conselhos. A especialista em sistemas, serviços e saúde pública, Fernanda Dotto, abordou sobre a importância do profissional da área e assuntos gerais sobre a função da vigilância ambiental no combate às endemias.
Um dos pontos abordados é que o agente de endemias é uma das ferramentas do SUS que possibilita o acesso da população às ações e aos serviços de informação, saúde, promoção social e de proteção da cidadania. Além disso, o contato dos agentes com a comunidade permite, além da detecção de possíveis endemias, a criação de vínculos duradouros com os pacientes.