Confecção de crochê básico em barbante. Este foi o terceiro curso do ano oferecido para a comunidade luverdense pela Secretaria de Assistência Social, em parceria do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e Senar-MT, onde 15 mulheres se inscreveram gratuitamente.
O Cras de Lucas do Rio Verde sediou o local para beneficiárias dos programas sociais do município. Para a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, oportunidades como esta alimentam sonhos.
“O curso foi desenvolvido com o objetivo de dar essa oportunidade de aprendizado para essas mulheres para que elas possam ter uma renda extra e auxiliar no orçamento familiar. Além disso, elas vêm pra cá, conhecem outras pessoas e melhoram a autoestima”, explica Janice.
Segundo a instrutora do Senar-MT, Aparecida Conceição, todas as alunas estavam muito empenhadas.
“Esses cursos são muito bons. Pela minha experiência, na maioria dos lugares onde passei, vi mulheres que não tinham trabalho e viram oportunidade no artesanato, se apegando nele e levando vantagem com as vendas”, revela.
Gerson Júnior, supervisor administrativo do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, responsável pelos treinamentos, explica a parceria para o andamento dos cursos.
“A nossa parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde já contribuiu ofertando até o momento três cursos para o município, que foram os cursos de confecção de lingerie, receitas de derivados do milho e agora este de crochê. Reforçando que todos eles são de graça, já que o produtor rural é quem custeia, através da arrecadação dos impostos que tem na produção agrícola, a porcentagem é destinada pro Senar-MT, que retorna através dos treinamentos para comunidade”, conclui.