Capacitar os participantes para a produção caseira de conservas de vegetais e hortaliças, aplicando técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos. Assim foi o curso de Conservas de Vegetais e Hortaliças, promovido pela Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde em parceria com o Sindicato Rural e Senar-MT.
No curso foi feita a preparação de massas, molhos, catchup, temperos, pastas, enchidos e picles de diferentes hortaliças, tais como beterraba, pepino, brócolis, repolho, abobrinha, cebola, alho, berinjela, pimentão, jurubeba, jiló, quiabo, tomate, entre outros.
Marluze Nonato, professora aposentada, foi uma das participantes do curso, que aconteceu na Pastoral da Criança, uma das parceiras da Secretaria de Assistência Social. Ela gostou tanto do curso, que já está produzindo em casa.
“É um curso gratuito, muito bom. Aprendi a diferenciar o que é conserva e o que é picles. Aprendi a preparar a calda pra fazer picles, que é uma calda única pra todos os legumes e hortaliças. Aprendemos a higienizar, produzir e o resultado ficou muito saboroso. Com esses picles que nós fizemos, aprendemos a fazer molho de tomate. Já fiz em casa e está muito bom. Eu até sugiro que se pudesse trazer de volta uma outra edição desse curso, eu faria novamente”, elogiou a participante.
A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde oferece vários cursos gratuitos à população. Para saber mais e se inscrever, procure informações pelo Cras, localizado na Avenida Bahia, nº 236, bairro Jardim das Palmeiras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3548-2563. O horário de atendimento é das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.