Uma cerimônia ocorrida na tarde desta sexta-feira (30) no Quartel João Alfaro Duarte marcou os 13 anos de atuação do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde. Representantes do comércio, poder legislativo e executivo participaram do ato que contou com parte do efetivo da corporação no município.
Perfilados, os militares ouviram o subcomandante da 13ª CIBM, tenente Gustavo Corrêa, a primeira dama do município, Janice Ribeiro, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lucas do Rio Verde (Acilve), Vilson Kisrt, o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, e os vereadores Daltro Figur, Ideiva Foletto, Sandra Barzotto, Gilson Fermino e Wlad Mesquita, sobre a atuação da corporação desde a sua implantação no município, em 30 de abril de 2008.
“Eu moro aqui desde 1987. Eu sei as dificuldades que existiram no passado por não ter, no município, o Corpo de Bombeiros. A gente hoje só tem a parabenizá-los. A gente reconhece a qualidade do serviço, o comprometimento de cada um”, assinalou Janice Ribeiro.
“Hoje foi uma lembrança muito boa. Há 13 anos nós estávamos neste local, foi construído um palco ali na frente quando teve a inauguração. Um município como Lucas, na época, não ter o Corpo de Bombeiros parece que faltava alguma coisa e a Acilve contribuiu para que viesse o Corpo de Bombeiros”, recorda Vilson Kirst, citando que as empresas que dependiam de vistoria ou documentação da corporação eram obrigadas a recorrer à unidade militar localizada em Sinop. “Nós tínhamos uma dificuldade. Mas, me sinto feliz por novamente estar representando a Acilve neste ato”.
Base de apoio
O secretário de Segurança e Trânsito anunciou que ainda este ano a instituição militar contará com uma base de apoio para descentralizar os atendimentos. Como o quartel está localizado aos fundos do bairro Tessele Junior, há uma demora relativa no atendimento a ocorrências em bairros como o Jaime Seiti Fujii, por exemplo, um dos mais distantes da base. Paulo Nunes informou que a base funcionará na Avenida Brasil.
“Estamos na elaboração do projeto. Será um projeto rápido, porque não é uma obra definitiva, é uma base de apoio. Vamos ser o mais ágil possível e acredito que no mês de agosto ou setembro, no máximo, a gente conte com a base de apoio funcionando”, antecipou.
A base de apoio seria construída com a utilização de contêiner, podendo ser removida do local futuramente.
“Estamos empenhados em conseguir essa base para a instituição e que deve acontecer esse ano. Com isso, dar uma condição melhor de trabalho pra esses guerreiros”, reforçou o presidente da Câmara, Daltro Figur.
Jornada extraordinária
Nunes também falou sobre a jornada extraordinária que vai premiar militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que poderão reforçar seus orçamentos e ampliar o efetivo disponível para atender a sociedade. É possível que a jornada comece a funcionar no próximo mês.
Ocorrências
O comando fez um balanço sobre o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros ao longo dos 13 anos. Ao todo foram feitos 34.813 atendimentos diversos, desde ocorrências a serviços técnicos e atividades comunitárias. Quase metade dessas ações foi em atendimento pré-hospitalar, com pouco de 16 mil registros.
“O Corpo de Bombeiros presta serviços que são fundamentais para que a população possa ser bem atendida, que a gente consiga prestar um serviço técnico com muita segurança. A gente não faz só o atendimento pré-hospitalar, por exemplo, e nem só atendimento aos incêndios. Nós também fazemos a parte de serviço técnico, de prevenção, palestras, projetos sociais. E eu acredito, com muita verdade, que todas essas ações por parte da nossa instituição são muito importantes, são muito relevantes para o município”, destacou o tenente Corrêa.