Estabelecer um cuidado especial com as pessoas que sofrem com hipertensão e diabetes e orientar quanto à prevenção de doenças são os principais objetivos do Hiperdia, programa desenvolvido nas unidades básicas de saúde. E para reforçar as orientações, o PSF XIII, do bairro Parque das Américas, realizou um encontro especial nesta quinta-feira (16).
Cerca de 30 pessoas de diversas idades participaram das atividades. Na programação estavam palestra e orientações com o médico Rodrigo Santos Rett, lanche e bingo com muitos brindes. Os participantes tiraram dúvidas com relação às doenças, tratamentos e medicação, além de saber mais sobre hábitos alimentares e atividades físicas.
“A gente já sabe há muito tempo que o sedentarismo, a falta de exercício físico, tende a causar pressão alta e diabetes e colesterol alto. Queremos motivar os pacientes a fazer atividades e alimentação saudável, temos um grupo de caminhada e todas as orientações sobre alimentação. Todas essas pequenas medidas no dia a dia são as que mais modificam a qualidade de vida do indivíduo”, explicou Dr. Rodrigo.
O aposentado Levi José Spagnol aprovou as atividades da unidade de saúde. “Interagir com as pessoas é tão bom, esclarecer as dúvidas é muito importante. Tenho pressão alta e problema de artrose, faço questão de participar sempre das ações para estar atento e cuidar melhor da saúde”, comentou.
Conforme a enfermeira Laísa Silva, realizar as atividades em grupo incentiva ainda mais os pacientes a se cuidarem. “Eles recebem orientações e tiram as dúvidas mais importantes, mas é interessante porque eles aprendem também com os questionamentos dos outros, as dúvidas surgem exatamente dessas conversas, desse diálogo entre os pacientes e a equipe”, destacou.
Durante a manhã, o grupo conheceu a horta do PSF, que está sendo cultivada pela equipe e pelos pacientes, e à tarde foi realizada uma gincana em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf).