A campanha de doação de sangue realizada mensalmente por entidades, empresas e poder público em Lucas do Rio Verde coletou mais 57 bolsas no último sábado, 24. Foi a sétima edição da mobilização realizada desde o inicio do ano, tendo arrecadado cerca de 380 bolsas em 2021.
Por conta da pandemia, as coletas são agendadas. Durante a semana da campanha, o município recebe agendamentos de interessados fazendo a coleta no PSF do bairro Cerrado. A estratégia garante a presença de poucas pessoas no local, evitando aglomeração. Além disso, todas as medidas de biossegurança são adotadas.
As bolsas coletadas foram encaminhadas para o Banco de Sangue de Sorriso, unidade responsável pelo abastecimento de hospitais da região. A direção da unidade ressalta a importância do ato, tendo em vista a necessidade de manter o estoque de sangue. Como há previsão de retomada de cirurgias eletivas nos hospitais, a manutenção de estoque do produto é fundamental. A retomada dos procedimentos ocorre em razão da redução de atendimentos por coronavírus conseguida com o avanço da vacinação.
A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas, e em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.