Equipe de plantão da 13ª Companhia de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde (MT) realizou na manhã desta quinta-feira (09-09) a captura de uma cobra jiboia.
O animal estava no pátio de uma empresa de armazenamento de grãos. Apesar de não oferecer riscos, os funcionários decidiram acionar a guarnição, que fez a retirada do animal do local e em seguida a soltura em uma área de preservação permanente, sendo o habitat natural da serpente.
De acordo com o Cabo BM Alexander Silva, a jiboia não apresentava ferimentos.
Ainda de acordo com o militar, o período em que começam as chuvas é comum o aparecimento desse tipo de anima na área urbana.
“O período de início das chuvas coincide também, com maior numero de aparecimento de serpentes na área urbana. São animais que vivem entocados e acabam buscando refugio no período de chuva”, comentou.
A população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, para que o anima seja capturado com segurança.
“A guarnição tem as ferramentas adequadas para fazer a captura sem estressar ou machucar o animal e sem risco aos militares. Vemos muitos vídeos na internet ensinando as pessoas a fazerem a captura desses animais, porém, não recomendamos que façam isso. São animais silvestres e representam risco. No caso da Jiboia, não é um animal peçonhento, mas tem uma mordida muito forte e que pode causar lesões gravíssimas” alertou o militar.
Brigada Militar
Durante esta semana, durante rondas preventivas, equipe da Brigada Mista de combate a incêndios, localizou em um terreno mais uma cobra da espécie jiboia.
O brigadista Rafael Fernandes realizou a captura do animal, usando as técnicas de segurança, e em seguida fazendo a soltura em uma área de preservação, garantindo o bem-estar da serpente.