Uma servidora pública de Lucas do Rio Verde está concorrendo em concurso de âmbito regional. Anelise Duarte concorre à Medalha Rubens Borba de Moraes de honra ao mérito bibliotecário. A premiação, que existe há mais de 30 anos, é realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia. O objetivo é reconhecer e destacar os melhores profissionais da área.
Servidora pública de Lucas do Rio Verde desde 2020, Anelise de Moraes Oliveira Duarte é a gestora da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. É graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e técnica em Biblioteconomia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
Em conversa com a reportagem de CenárioMT, Anelise conta que a escolha por formação em Biblioteconomia veio para realizar um sonho ainda de criança, quando morava no interior do Rio Grande do Sul. Naquela época, Anelise fez ficha na biblioteca da pequena Antônio Prado-RS, onde passava boa parte do dia. “Adorava ficar em meio às estantes, lendo”, lembra.
Antes de descobrir o curso de Biblioteconomia, Anelise prestou vestibular pra Psicologia. Porém, ela investiu no sonho de criança, fez um curso técnico e, enfim, cursou e graduou em Biblioteconomia. “O curso é apaixonante pra quem gosta de cultura, ama literatura e pra quem gosta de organizar coisas, a organização da informação é a base fundamental da Biblioteconomia”, observa.
A gestora diz se sentir realizada por atuar nesse segmento. A possibilidade de despertar nas pessoas a paixão pela leitura traz fascínio para Anelise. “O universo da leitura proporciona essa imersão no conhecimento. E esse conhecimento a gente adquire através da leitura, a gente pode compartilhar com outras pessoas. E esse universo é muito rico. Quando a gente se apropria do conhecimento e consegue transformar em ação, a gente abre muitas portas”, avalia, citando possibilidades que surgem em âmbito profissional, pessoal e social.
Inovações
Em Lucas do Rio Verde, a profissional reorganizou o acervo e principiou o uso do Sistema Biblivre para realizar a inserção da biblioteca no Sistema Estadual de Bibliotecas. Ela também promoveu o desenvolvimento de projetos através das redes sociais no período de pandemia, colaborou no processamento técnico da Biblioteca Container. Durante sua gestão, pode desenvolver atividades que promovem a leitura e o incentivo à cultura através de contações de histórias, além de realizar o serviço de referência e o atendimento ao público com amor pelo que faz.
“Eu amo trabalhar com crianças”, diz Anelise, que procura despertar nelas o fascínio das histórias e personagens, por isso procura se fantasiar para facilitar a imersão. Sobre a contação de histórias, Anelise testemunha como esse processo facilita o aprendizado. “Quando estudava pra o vestibular eu gostava de ler em voz alta porque eu gravava o conteúdo da matéria quando eu escutava o que estava lendo. Penso que a contação de história é uma ferramenta incrível, inclusive pra trabalhar a inteligência emocional das crianças”, acredita.
Atualmente, Anelise Duarte desempenha as atividades de processamento técnico, elaboração de documentos públicos, como o regulamento e a política de formação e desenvolvimento de coleções da biblioteca, atendimento ao público em visitas guiadas e em consulta ao acervo (pesquisas), além da iniciativa na construção do Plano Municipal do Livro Leitura e Bibliotecas.
Anelise concorre na categoria setor público. A votação está aberta até o dia 15 deste mês. acesse o link aqui