A Avenida São Paulo, no bairro Alvorada, está recebendo a ação de recuperação asfáltica com CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente. Iniciada na última terça-feira (06), a ação segue entre Avenida Goiás e a Avenida das Nações. Até a conclusão, os trechos vão sendo interditados e liberados na medida em que o trabalho avança.
A iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, tem o objetivo de corrigir as deformidades da pista.
Para aumentar a resistência do pavimento, considerando o tráfego mais pesado dos ônibus na região por conta da rodoviária, a avenida recebe o CBUQ com espessura um pouco maior, sendo 4 centímetros.
Para isso, a estimativa é que sejam aplicadas 1.250 toneladas (512 m³) do concreto betuminoso em toda a extensão da via. O trecho representa 1,6 km (17.278,25 m²) de asfalto novo, investimento estimado em R$ 1 milhão e o prazo para conclusão de todo o trecho é de 15 dias.
“Com esse trabalho, a gente pretende melhorar a questão da trafegabilidade na região. Para isso, nós consideramos a particularidade da via que é o trânsito dos ônibus e, por isso, optamos em aumentar em 1 centímetro a espessura do CBUQ que é normalmente aplicado”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato.
Recuperação asfáltica em outras regiões
Além da Avenida São Paulo, o CBUQ já foi aplicado nas Avenidas Goiás, Brasil, Acácias e Hortênsias.
A recuperação asfáltica também segue com a lama asfáltica e microrrevestimento em avenidas e ciclovias. Somente neste ano, já são mais de 41 km de asfalto novo ou recuperado em toda a cidade.