Alunos da Escola de Educação Especial Renascer, de Lucas do Rio Verde, estão integrando a delegação de Mato Grosso nas Olimpíadas Especiais das Apaes. O evento reúne cerca de 1,6 mil atletas de APAEs de 23 Estados brasileiros e o Distrito Federal. A competição iniciou na segunda-feira (05) e prossegue até sábado (10) em Aracaju/Sergipe.
“Nossos atletas passaram por eliminatórias regionais e estaduais para conquistar a vaga para a etapa nacional”, disse em comunicado a escola mantida pela APAE no município.
No total, 11 modalidades estão em disputa, sendo cinco coletivas (basquete, handebol, capoeira, futsal e futebol society). Outras seis individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa e bocha) também serão disputadas.
O esporte é visto como essencial, pelas APAE’s, para o desenvolvimento e a promoção da inclusão social e da cidadania, principalmente no que diz respeito às pessoas com deficiência. As Olimpíadas das Apaes representam um dos momentos em que o movimento apaeano chama a atenção da sociedade brasileira. Por meio do esporte, a competição deixa claro que deficiência não é sinônimo de incapacidade, bem como da necessidade do respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
As Olimpíadas Especiais das Apaes são um evento estatutário. Elas são realizadas pela Fenapaes desde 1973, atualmente a cada três anos, chegando agora na 23ª edição.