O advogado Abel Sguarezi, que atua em Lucas do Rio Verde, é um dos advogados mato-grossenses que concorrerão a uma vaga no Tribunal de Justiça de Mato Grosso destinada à advocacia pelo quinto constitucional. O anúncio foi feito pelo próprio advogado.
“Hoje com muita alegria anuncio a minha candidatura a vaga de Desembargador do Egrégio @tjmtoficial destinada à advocacia pelo quinto constitucional. Quem me conhece já sabe que advogar é minha paixão e agora estou pronto para elevar essa jornada”, postou.
Abel é um dos 14 advogados que tiveram as inscrições deferidas pela seccional da OAB/MT. A publicação foi feita em Diário Oficial nesta quarta-feira (06). A entidade realizará uma sessão pública no próximo dia 20 para escolher seis nomes que irão compor a lista sêxtupla, que será encaminhada ao Tribunal de Justiça que selecionará três nomes. A lista tríplice segue então para o governador Mauro Mendes fazer a escolha final. Apesar dos critérios para concorrer ao cargo terem como foco o notório saber jurídico e reputação ilibada, a decisão do governador é eminentemente política.
“Atuo por quase duas décadas juntos a Tribunais, Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça do Trabalho, com residência em Lucas do Rio Verde-MT”, destacou o advogado.
Em sua trajetória, Sguarezi acumula várias funções públicas como membro da comissão e posterior Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Presidente da 21ª Subseção da OAB/MT – Lucas do Rio Verde por duas vezes e igualmente por duas vezes Conselheiro Estadual da OAB/MT. Abel atuou como Coordenador da Comissão da BR163 (2020/2021), foi Presidente da Comissão da BR163 (2022/2023) e, por último, representa à advocacia junto ao TRE-MT na condição de Juiz-Membro Substituto, na categoria de Jurista no biênio 2022/2024. Esse mandato, aliás, encerrará no início de fevereiro de 2024.