Juína sedia caravana ‘Fluxo’ para debater metas e diretrizes do Plano Estadual de Cultura 2026-2036

Secel realiza encontro em Juína para construir propostas do novo plano cultural de MT com participação regional.

O município de Juína recebe, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/04), o segundo encontro da caravana “Fluxo”, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para a construção do Plano Estadual de Cultura 2026-2036. O evento, que ocorre no auditório da CDL, reúne artistas, gestores e sociedade civil do Território Juruena para definir os rumos do setor em Mato Grosso pelos próximos dez anos.

A mobilização é parte fundamental do processo de escuta ativa, garantindo que as particularidades regionais do noroeste mato-grossense sejam integradas ao documento final que norteará os investimentos estaduais na próxima década.

Planejamento Estratégico e Participação Social

O primeiro dia de atividades foca no alinhamento técnico e no diagnóstico do plano vigente (2016-2026). A proposta é realizar um comparativo entre as metas alcançadas e as novas demandas surgidas na 5ª Conferência Estadual de Cultura. O Plano Estadual de Cultura 2026-2036 busca modernizar a gestão cultural, estimulando os municípios a consolidarem seu sistema próprio (Conselho, Plano e Fundo).

As discussões em Juína abrangem eixos fundamentais como:

  • Economia Criativa: Fomento à geração de renda através da arte e do artesanato local;
  • Patrimônio Histórico: Preservação de bens materiais e imateriais da região;
  • Infraestrutura: Fortalecimento de bibliotecas públicas e espaços culturais;
  • Monitoramento: Criação de indicadores para medir o impacto das políticas públicas.

Dinâmica da Caravana e Próximas Etapas

Nesta sexta-feira (17), o encontro culmina na plenária final, onde as propostas discutidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) serão votadas pelos participantes. O conjunto de diretrizes aprovadas em Juína será anexado à minuta do Plano Estadual de Cultura 2026-2036, que ainda passará por outras regiões.

A caravana Fluxo já passou por Sinop e, após Juína, seguirá o cronograma por:

  • Barra do Garças;
  • Cáceres;
  • Rondonópolis;
  • Cuiabá (Encerramento).

O Futuro da Cultura em Mato Grosso

Instituído pela Lei nº 10.363/2016, o Plano Estadual é a ferramenta que impede a descontinuidade de projetos em mudanças de gestão. Ao longo de sua vigência, o Plano Estadual de Cultura 2026-2036 servirá como bússola para a distribuição de recursos e fomento à diversidade artística mato-grossense.

Além dos encontros presenciais, a Secel-MT mantém uma consulta pública online aberta a todos os cidadãos, reforçando o compromisso com uma construção coletiva e democrática.

Reportagem baseada em informações oficiais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.