Ipem de Mato Grosso intensifica fiscalização e apreende pneus irregulares em operação

Instituto reforçou o controle de produtos com alta circulação nas férias, retirando pneus reformados proibidos do mercado.

Fonte: CenárioMT

Ipem intensifica fiscalização e apreende pneus irregulares em operação
Ipem intensifica fiscalização e apreende pneus irregulares em operação - Foto: SEDEC

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso conduziu entre 07 e 11 de julho a Operação Férias Seguras, voltada ao controle da qualidade de produtos e serviços muito procurados neste período. A iniciativa teve caráter preventivo e buscou reforçar a segurança no trânsito e o consumo responsável.

Foram fiscalizados 25 estabelecimentos comerciais, com mais de mil itens verificados, incluindo pneus novos para motocicletas, capacetes, cadeirinhas infantis, colchões de espuma, colchonetes e colchões de mola. Também foram inspecionadas oito empresas prestadoras de serviços, como oficinas de instalação de GNV, requalificação de cilindros e reforma de pneus.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a ação, 29 pneus reformados para motocicletas e motonetas foram apreendidos, em cumprimento à Resolução nº 158/2004 do Contran, que proíbe o uso de pneus reformados, remoldados ou recapados nesses veículos para evitar riscos aos condutores.

As vistorias em serviços incluíram a checagem da presença de operador responsável, conservação e calibração dos equipamentos e o uso de componentes com o selo de Avaliação da Conformidade do Inmetro. A operação faz parte do calendário anual do Inmetro em todo o país e visa garantir viagens mais seguras durante o período de férias escolares.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]