A forte chuva que atingiu Cuiabá, na tarde deste sábado (22), trouxe ventos que chegaram a quase 60 km/h, segundo dados do Informe Meteorológico Regular de Aeródromo (Metar). Em apenas meia hora, foram registrados 33 milímetros de chuva. O volume é considerado alto para o curto período de tempo.
A chuva também trouxe uma variação de 12ºC na temperatura. Antes da chuva, os termômetros registravam 34ºC. Logo após, caiu para 22ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Ainda segundo o Metar, uma nuvem Cumulonimbus estava pairando sob Cuiabá. Elas são consideradas as mais perigosas da terra e são capazes de produzir neve, chuva, granizo, raios, e até tornados.
A região da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) sofreu com o acumulo de água. Internautas relataram que um grande volume de água começou a acumular pela via. Em um dos pontos, próximo ao Colégio Salesiano São Gonçalo, a pista praticamente virou um rio.
O córrego da avenida Oito de Abril está próximo do seu limite e bastante cheio. A recomendação é evitar o local, já que, em alguns trechos, houve deslizamentos anteriormente.
Estação automática
Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.