O programa lançado pelo Sebrae nesta terça-feira (29) quer estimular o potencial empreendedor de mulheres luverdenses. O Sebrae Delas vai prestar consultoria e mentoria de forma gratuita às mulheres que participaram do lançamento do programa.
Pra receber o público, que compareceu em bom número, a unidade local do Sebrae foi especialmente preparada com flores e um ambiente bastante agradável. Artesãs foram convidadas para expor seus produtos, gerando oportunidades de negócios.
De acordo com analista da unidade local, Célia Mascarenhas, tudo foi pensado para ir de encontro ao programa nacional, que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino. “O programa em si ele vai acontecer durante 4 meses”, informou Célia. “O Sebrae tem uma trilha específica para desenvolver nessas mulheres o potencial delas de empreender, ajudar elas a encontrar uma oportunidade de negócio, estimular para que elas tenham o primeiro passo de abrir um negócio”.
A mentoria ou consultoria será desenvolvida neste período às mulheres, independente da área de atuação. “Não importa qual o segmento Sebrae vai apoiar qualquer mulher que quiser empreender”, disse Celia.
As participantes ainda acompanharam uma palestra com Márcia Dario. Ela observa que a comunicação é essencial em qualquer tipo de negócio, por isso a preocupação em capacitar as mulheres em processos de gestão. Por meio dessa atuação, a ideia é ajudar as mulheres a manterem a sua marca no mercado, além de ajudar na questão do marketing digital. “Para o pequeno empreendedor e empreendedora ainda é uma caixinha de surpresa que ele vai aprendendo a cada dia”.
Dados apresentados pela palestrante mostram que 45% dos empreendimentos brasileiros têm a frente mulheres, totalizando mais de 19 milhões de empreendedoras. Porém, o número pode ser ainda maior, pois muitas pessoas estão atuando de modo informal, sem a abertura de MEI para facilitar sua atividade.
Por fim, Márcia Dario identificou 3 problemas que deverão ser ultrapassados pelos empreendedores na atualidade. Um deles é relacionado a mão de obra. Outro é o marketing digital, ferramenta imprescindível graças ao avanço tecnológico. O planejamento financeiro é o terceiro desafio, tendo em vista que é comum haver uma mistura de valores financeiros de empresas com despesas pessoais.
“O Sebrae já tem várias ferramentas, inclusive eu usufruí de uma agora chamada ‘up digital’, que ajuda o pequeno a entender esse mundo digital. E ele acompanha inclusive com mentorias passo a passo, para que a empreendedora possa entender esse contexto. E eu brinco assim: ‘se eu fiz qualquer um faz’”, brincou a palestrante.