Dez indígenas que atuam na operação da balsa do Rio Xingu, na rodovia MT-322, em São José do Xingu, a 951 km de Cuiabá, concluíram um curso de formação de aquaviários, marinheiro fluvial auxiliar de convés e máquinas nível I.
Realizado em Cuiabá, o curso ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Capitania Fluvial do Mato Grosso (CFMT) da Marinha do Brasil.
“A formação dos indígenas que atuam na condução de equipamentos fluviais, atividade comum na rotina das comunidades e essenciais à sobrevivência e relações com a sociedade regional, constitui medida extremamente importante, cuja habilitação é necessária para atender às normas vigentes”, explicou o coordenador-geral de Promoção da Cidadania da fundação, Joany Marcelo Arantes, que destacou também o apoio das Coordenações Regionais da Funai em Cuiabá e Colíder.
Durante o treinamento, os participantes realizaram uma prova de natação na piscina da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), também parceira no projeto.
A Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC) desenvolve e apoia ações e políticas que se relacionam aos processos educativos comunitários e escolares das populações indígenas, à participação social e aos assuntos de gênero e geração. Essas ações têm em vista a autonomia e a sustentabilidade das aldeias, respeitando os direitos do cidadão indígena, suas comunidades e organização, bem como o combate à discriminação contra essas populações.