Indígenas passam a usar a internet para vender biojoias e artes produzidas por eles nas aldeias de MT

Fonte: G1 MT

11 87
Foto: Divulgação

Os artesãos indígenas Bôloriê Umutina, do povo Umutina-Balatiponé de Barra do Bugres, lançaram um site nesta segunda-feira (19), dia em que se comemora o Dia do índio, para vender as artes que eles confeccionam.

O site já está no ar, mas o lançamento será na noite de hoje.

Os artesãos se especializaram na criação de biojoias, mas também produzem uma variedade de peças como cestos, escultura em madeira, bolsas, abanadores, arco e flecha.

Antes, as peças dos artesãos eram vendidas por atravessadores, que na maioria das vezes ficavam com a maior parte dos lucros.

O site é marco muito importante para a comunidade, porque estabelece uma relação direta entre clientes e artesãos, que agora irão receber integralmente pelas suas obras.

O site também possibilitará a venda dos produtos o ano todo.

O trabalho é produzido em oito aldeias. Os artesãos da comunidade receberam uma capacitação para aprenderem a precificar os produtos.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!