Um incêndio na madrugada desta sexta-feira (4) danificou a estrutura, os móveis, equipamentos e medicamentos da Farmácia Regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá.
A farmácia estava fechada no recesso de final de ano e voltaria a funcionar nesta sexta-feira (4). Algumas pessoas que estavam do lado de fora aguardando a abertura da unidade perceberam o incêndio e chamaram o Corpo de Bombeiros, que conteve as chamas rapidamente.
O incêndio danificou a estrutura da farmácia e posto de coleta regional, que fica no Bairro Jardim Jacarandás.
Todo o forro caiu e uma divisória também foi queimada. Móveis e equipamentos também foram danificados e a secretaria municipal de saúde acredita na perda de parte dos medicamentos, devido ao aquecimento.
A farmácia vai permanecer fechada, sem previsão de retomar o atendimento. O secretário municipal de saúde, Jerson Danzer, disse que registrou um boletim de ocorrência na polícia e aguarda o laudo da perícia técnica para saber as causas do incêndio.
Por conta do prédio estar interditado, a retirada de medicamentos será feita nas farmácias André Maggi, da Avenida Itaúba, e a do Jardim Umuarama, a partir de segunda feira (7). Para a coleta de sangue, a unidade de saúde do Bairro Jardim Jacarandás atenderá a demanda.
Em nota, a Prefeitura de Sinop explicou que medicamentos e insumos utilizados no espaço não foram atingidos pelas chamas, porém, a Secretaria de Saúde realizará o descarte destes materiais em função do aquecimento do local.
Disse também que aguarda as condições favoráveis de acesso ao prédio para averiguar os prejuízos em termos de equipamentos técnicos, como computadores usados por servidores.