Aos 101 anos, Adriano Gonçalves de Amorim foi o primeiro centenário de Cuiabá a ser vacinado contra a Covid-19, nessa quinta-feira (11), no Centro de Eventos do Pantanal. Ele testemunhou um terço da história da tricentenária Cuiabá e há 75 anos vive na mesma casa, na icônica Rua Comandante Costa, onde cumpre o isolamento social desde março do ano passado.
De acordo com a prefeitura, desde o início da pandemia, Adriano passou a maior parte do tempo em isolamento domiciliar para se proteger do coronavírus.
Aos profissionais da saúde, o idoso disse que se sentiu só durante esse período, mas que valeu a pena, pois não contraiu a doença.
Adriano tem 12 filhos, dos quais nove estão vivos. O mais novo tem 61 anos. Pela idade, todos pertencem ao grupo de risco.
Segundo a prefeitura, dois filhos de Adriano contraíram a Covid-19 e um cunhado faleceu, vítima da doença. No entanto, todos se mantiveram distantes da casa do pai para evitar que o idoso fosse contaminado.
Vacina Cuiabá
A campanha de imunização contra a Covid-19 teve início no dia 20 de janeiro, com a vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam no atendimento a pacientes com Covid-19 e foi sendo ampliado para demais trabalhadores da saúde.
Na semana passada, 411 idosos que vivem em asilos e seus respectivos cuidadores foram imunizados pela equipe do programa Consultório na Rua.
Nessa quinta-feira (11), teve início a vacinação dos idosos com 85 anos de idade ou mais, grupo que compreende 2.460 cuiabanos.
A vacinação acontece diariamente, das 7h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal. Para se vacinar, alem de fazer parte do grupo prioritário de cada fase, é preciso estar com o cartão do SUS atualizado e fazer agendamento no site Vacina Cuiabá, clicando no banner que aparece no topo do portal da Prefeitura de Cuiabá.