Os paredões do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães-MT começaram ser vistoriados nesta semana. O objetivo é avaliar se há riscos de desabamentos durante o período chuvoso. As visitas foram feitas por um grupo técnico formado por técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiro, ICMBio, e a prefeitura de Chapada dos Guimarães.
O primeiro local visitado nas proximidades do Portão do Inferno, na MT 251. Os especialistas observaram que há pequenos deslizamentos de terra na região. Entretanto, ressaltaram são normais para o período chuvoso. Por isso, a população pode trafegar com segurança pela via.
A ideia é que o grupo de trabalho integrado faça monitoramento constante para a prevenção de incidentes nos pontos turísticos da localidade.
Serão criadas medidas preventivas no local, além de um estudo mais avançado para que, se necessário, ocorra uma intervenção na região. Com isso, o poder público poderá agir de forma mais rápida em caso de algum incidente.
Áreas de risco dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães já são monitoradas pelo ICMBio. Esse acompanhamento ocorre nas áreas onde há visitação. Por isso, foram feitas mudanças de trilhas para reforçar a segurança dos visitantes.