Governo de Mato Grosso repassa R$ 1,2 milhão para concluir obra de Hospital em Cuiabá

Obra também deverá contar com auxílio financeiro da Assembleia Legislativa

Fonte: CenárioMT

Governo de Mato Grosso repassa R 1 2 milhão para concluir obra do Hospital Lions da Visão2020 10 08 20:27:12
Governador assina contrato para finalização do Hospital Insituto Lions da Visão Gilberto Figueiredo, Botelho. - Foto por: Michel Alvim - SECOM/MT

O governador Mauro Mendes assinou, na manhã desta quinta-feira (08.10), o contrato para a conclusão das obras do novo Hospital Lions da Visão em Cuiabá.

A assinatura ocorreu na sede do hospital, junto do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e do presidente do Instituto Lions, Whady Lacerda. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; os deputados estaduais Paulo Araújo e Dr. Eugênio; e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, assim como os membros do Lions.

O Estado está repassando R$ 1,2 milhão para o instituto concluir as obras da unidade, que é o maior hospital filantrópico oftalmológico da América Latina. As obras devem ser concluídas em 2021.

“Essa obra foi iniciada há 10 anos atrás e, lamentavelmente, deixou de ser concluída. O pedido foi apresentado no ano passado e, nesse ano, após fazermos a recuperação fiscal do estado, estamos conseguindo executar o repasse de recurso, dentro do programa de melhorar a Saúde Pública em todo o estado. Essa instituição vai atender milhares e milhares de pessoas, cobrando pelo SUS, ou seja, vai ser um atendimento gratuito e vai minimizar de forma muito eficiente a dor e sofrimento de tantas pessoas”, afirmou o governador.

O governador ainda ressaltou que está articulando com a Assembleia Legislativa para levantar mais recursos para estruturar o hospital, que atende gratuitamente a população carente com serviços de consultas oftalmológicas, exames e até mesmo cirurgias.

“Estamos dando mais esse passo na área da Saúde. E para caprichar ainda mais nessa estrutura, no acabamento, na finalização, para que tenhamos aqui o maior e melhor hospital dessa área. Pode contar conosco, com o deputado Paulo Araújo, Dr. Eugênio, Eduardo Botelho. Vamos organizar esse aporte. Não é porque é público que deve ter uma qualidade inferior”, adiantou.

Conforme o presidente do Lions, a retomada das obras foi prometida nas duas últimas gestões, mas nunca havia saído do papel.

“Entrava governo e saía governo, e não davam jeito. Tivemos também um apoio muito grande da Assembleia Legislativa. Falamos com o governador Mauro Mendes, ele falou que era possível e cumpriu a palavra. Falou que ia arrumar e arrumou”, declarou Whady Lacerda.

Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esta retomada das obras é “um marco para a Saúde do Estado de Mato Grosso”.

“Esse repasse vai possibilitar a ampliação dos serviços e com uma infraestrutura apropriada. É importante para que possamos aumentar os atendimentos, especialmente os ligados à área de oftalmologia”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, também ressaltou a atuação da Assembleia ao incluir as instituições filantrópicas no âmbito do Fundo Estadual de Saúde.

“Quando chegou o projeto do Fundo Estadual de Saúde na Assembleia, fizemos modificações para incluir os hospitais filantrópicos e uma emenda especial minha incluiu o Instituto Lions da Visão. E o governador Mauro Mendes está de parabéns por estar retomando as obras paradas. Geralmente um governo quando entra quer fazer suas próprias obras, mas o Mauro está retomando e concluindo obras feitas e inacabadas nas gestões anteriores”, salientou.

Atendimento ampliado

Com a obra concluída, o novo Hospital Lions da Visão poderá ofertar até 120 novos procedimentos à população, como transplante de córneas, procedimentos de retina, cirurgia pediátrica, tomografias, ultrassonografias, entre outros.

A nova estrutura terá capacidade de fazer até 700 atendimentos e 200 cirurgias por dia.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.