O governador Mauro Mendes, do partido União Brasil, criticou veementemente o Poder Judiciário e a inércia do Congresso Nacional ao comentar a soltura de dois suspeitos de tráfico.
A dupla havia sido presa no sábado (6) transportando 420kg de cocaína e maconha na MT-265, em Porto Esperidião, distante 323 km de Cuiabá, mas foi solta no domingo (7) em audiência de custódia.
Segundo o governador, a situação é completamente absurda e exige uma manifestação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto à flexibilização das leis, já que os suspeitos foram liberados sem sequer pagar fiança.
“O que aconteceu neste final de semana foi mais um absurdo, que mostra que, ou o Judiciário está falhando no cumprimento das leis ou as leis desse país são um fracasso. Porque não é possível você prender alguém com 420 kg de cocaína e em menos de 24h ele estar solto“, disparou o governador em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (8).
O juiz Guilherme Michelazzo Buendo, da Justiça Federal de Cáceres, entendeu que a dupla aceitou participar do crime apenas pela oportunidade de ganhar dinheiro fácil, sem ter uma “vontade” de serem criminosos.