O gato-palheiro Lion, resgatado em 2022 em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, ganhará uma companheira no zoológico de Sorocaba (SP), conforme anunciado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT). Lion, encontrado ainda filhote e sem a mãe, foi inicialmente levado para Cuiabá, onde recebeu cuidados especializados.
Classificada como “quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e “vulnerável” pelo ICMBio-MMA no Brasil, a espécie de Lion é alvo de esforços de conservação. A transferência do felino para São Paulo visa à reprodução da espécie, seguindo as diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Pequenos Felinos, elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).
Desde sua chegada a Sorocaba em abril, Lion está em fase de adaptação, aprendendo a caçar e a escalar em seu novo ambiente. Em breve, ele será apresentado à sua nova companheira, com a expectativa de que ambos contribuam para a conservação da espécie.