Em combate às invasões de terras em Mato Grosso, as forças de segurança do estado intensificaram as ações e já frustraram 41 tentativas de ocupação ilegal em cerca de um ano e meio. Na última quarta-feira, seis homens foram presos na zona rural de Paranatinga (375 km ao norte de Cuiabá) durante uma ação que combateu invasão e crimes ambientais.
O governador Mauro Mendes determinou tolerância zero contra as ocupações ilegais de terras no estado. “A lei é clara: se alguém invadir sua propriedade em 24 horas, você pode chamar a polícia. O Estado tem o dever de dar essa segurança e proteger. Não importa o tamanho do produtor. Invadiu, a polícia vai lá, remove e prende”, afirmou o governador na última sexta-feira (19).
Na ação em Paranatinga, os seis homens presos pela 2ª Companhia Independente da Polícia Militar são suspeitos de invadir terras, caçar animais silvestres e porte ilegal de arma de fogo. Uma paca morta foi encontrada no local.
Além dos seis detidos, a operação apreendeu um trator, um caminhão, uma motosserra, três motocicletas, uma espingarda, munições, um barco, equipamentos para acampamentos e diversas toras de madeira.