Uma filha de 28 anos está implorando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o pai que está com 90% do pulmão comprometido devido à Covid-19, em Cuiabá. Ubiraci Brandão Miranda, de 56 anos, está em tratamento contra a doença há 10 dias e foi internado em um hospital particular nessa terça-feira (9).
“Estou implorando, por favor, pelo meu pai, ele está internado e não tem mais recurso. Ele precisa de uma UTI. Por favor, alguém faz alguma coisa. Não sabemos mais o que fazer, estamos sem chão”, disse Bárbara Miranda.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que trabalha para a abertura de 20 novos leitos ainda nesta semana, e que o paciente deve aguardar na fila até que uma unidade seja liberada.
Na tarde desta quarta-feira (10), 68 pessoas aguardam por um leito UTI em todo o estado, sendo que 24 são moradores de Cuiabá.
Bárbara contou que o pai não tem doenças pré-existentes e fazia tratamento em casa devido a lotação nos hospitais, no entanto, ele teve uma piora no estado de saúde nesta semana e foi intubado na manhã desta quarta-feira (10).
“O levamos para uma consulta ontem (9) e ele acabou sendo internado. Hoje (10) de manhã foi intubado. A diária é de R$ 7 mil. Ele é autônomo e nós não temos mais condições”, relatou.
A família protocolou um pedido na Defensoria Pública de Mato Grosso e agora aguarda avaliação do juiz para dar prioridade ao paciente e conseguir uma transferência para um leito de UTI.
Conforme boletim médico, a situação de Ubiraci é grave. A saturação dele está em 54%. Para a maioria das pessoas saudáveis o nível de saturação fica entre 95% e 100%.
“Eu não posso perder meu pai, eu não quero isso e ele não merece. Creio que tudo vai dar certo, que meu pai vai sair dessa, mas peço encarecidamente quem puder ajudar, nos procure”, disse.