Um avanço significativo na área da saúde pública em Mato Grosso foi registrado com a redução de 56% na espera por cirurgias eletivas. O programa Fila Zero na Cirurgia, implementado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em abril de 2023, tem sido fundamental para agilizar o atendimento à população.
Com a iniciativa, a média de espera por um procedimento cirúrgico caiu de 59 para menos de 30 dias, demonstrando a eficácia das ações do governo estadual em parceria com as prefeituras.
Desde o início do programa, R$ 58 milhões foram destinados aos municípios, possibilitando a realização de mais de 73 mil procedimentos, entre cirurgias e atendimentos ambulatoriais. Atualmente, 80 municípios e consórcios participam ativamente, com um total de 154 propostas, que somam um valor previsto de R$ 403 milhões e abrangem mais de 540 mil procedimentos.
Impacto na vida dos mato-grossenses
Além de reduzir a fila de espera, o programa tem gerado outros impactos positivos. A ampliação do acesso aos serviços de saúde tem contribuído para a geração de empregos e permitido que pacientes retornem ao mercado de trabalho após a recuperação.