O prefeito Ari Lafin esteve reunido na manhã de sábado (14) com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, que veio reforçar e ampliar a parceria entre o Município de Sorriso e o Sistema Fiemt. Estiveram presentes o vice-prefeito, Gerson Bicego, os vice-presidentes da Fiemt, Silvio Rangel e Claudio Ottaiano, a diretora do Sesi/Senai, Lélia Brun e a diretora do Senai Sorriso, Viviane Pozzolo, além de secretários municipais.
“Conversamos sobre a importância da qualificação profissional dos trabalhadores para que possam atender, cada vez mais, as exigências das indústrias que chegam ao Município com alta tecnologia e uso intensivo de novos equipamentos, que geram mais produtividade, mas que também exigem muito mais conhecimento por parte dos operadores”, explicou o presidente da Fiemt.
O debate focou ainda em estratégias para melhorar a empregabilidade no setor privado. “Existem hoje muitas vagas de trabalho abertas que não conseguem ser preenchidas porque faltam trabalhadores com a capacitação adequada para ocupá-las. Sorriso tem uma das melhores unidades do Senai do Estado, preparada para acompanhar e auxiliar no desenvolvimento econômico de toda a região”, frisou.
Para o prefeito Ari, foi uma reunião de trabalho muito produtiva, que discutiu não só o desenvolvimento industrial, mas principalmente a profissionalização e formação de técnicos capacitados para atender a demanda que esse crescimento gera.
“A indústria cresce a cada dia e oferece bons empregos, porém precisamos ofertar mão de obra qualificada para atender às necessidades do setor. A Fiemt, por meio do Senai, nos oferece uma parceria importantíssima, que possibilita crescermos de maneira sustentável”, destacou Ari.
Após o encontro, a comitiva visitou o Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, onde conheceram o projeto “Mão Amiga”, desenvolvido por meio da parceria entre o Executivo e o Judiciário com reeducandos do sistema prisional de Sorriso. Desde 2019, o projeto permite a possibilidade de remição de pena e posterior reinserção no mercado de trabalho. “Uma belíssima iniciativa, que visa o aproveitamento dos reeducandos em atividades de manutenção e conservação de ruas e praças. Já visualizamos a possibilidade do Senai se unir à essa iniciativa, visando qualificar os trabalhadores dessa frente de ação social”, disse Gustavo.
O Sistema Fiemt é composto pelas entidades: Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Instituto Euvaldo Lodi. (IEL). O objetivo do Sistema Fiemt é representar os interesses do setor industrial, além de atender as necessidades das indústrias mato-grossenses em formação e qualificação profissional.