Fazendeiro é investigado por iniciar fogo que devasta o Pantanal em Mato Grosso

Fonte: CenárioMT com informações do Fantástico

Incêndios no Pantanal podem ter sido provocados por fazendeiros

O Pantanal arde em chamas há vários dias em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Desde então, especulações sobre as causas dos incêndios circulam pelas redes sociais e noticiários pelo Brasil e pelo Mundo.

As chamas já consumiram 20% da vegetação no Pantanal. Animais em desespero tentam escapar do fogo, que se espalha com rapidez no clima seco.

Para descobrir as origens das chamas, os responsáveis pela investigação utilizam imagens de satélite, nas quais os agentes identificaram o início de alguns focos de incêndios. A suspeita é de que, nos casos investigados, a ação tenha sido criminosa.

A investigação começou com a análise de imagens de satélites da Nasa. Uma das quatro fazendas investigadas pela Polícia Federal pertence a um acusado de participar de escândalos envolvendo políticos e empresários.

No decorrer da investigação foi possível verificar focos do incêndio provenientes da fazenda citada.

Esta semana, policiais devem fazer visitas a várias fazendas na região, também aeronáves devem sobrevoar as áreas atingidas pelo fogo nas fazendas em busca de indícios de fogo criminoso. O inquérito ainda está em andamento.

A pena pode chegar a mais de 15 anos de prisão por danos ao Pantanal.

Queimadas no Pantanal

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]