Nesta quinta-feira (03), o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general Duarte, reafirmou o compromisso da instituição com a segurança das eleições municipais de 2024 em reunião com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. As eleições ocorrerão neste domingo (06), das 7h às 16h, horário local, e as forças de segurança começam a atuar já no sábado (05).
O Exército atuará diretamente na segurança de 27 municípios mato-grossenses, incluindo Barra do Bugres, Juína, Rondonópolis, e Tangará da Serra. Além disso, será responsável por 45 dos 57 locais de votação indígenas e predominantemente indígenas no estado, com o emprego de 752 militares.
“Buscamos estreitar ainda mais a nossa parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, que tem se mostrado extremamente proveitosa para a sociedade, especialmente neste momento tão próximo das eleições. Estamos preparados para prestar o apoio solicitado e confiantes no sucesso do pleito”, afirmou o general Duarte.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou a importância da cooperação entre as forças de segurança para garantir a tranquilidade do processo eleitoral. “A atuação integrada é essencial para assegurar a legalidade e transparência das eleições, garantindo um ambiente seguro para todos os envolvidos.”
A vice-presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, também ressaltou o papel das forças federais no reforço à credibilidade do sistema democrático. “O apoio logístico e operacional do Exército e demais instituições é fundamental para proporcionar segurança aos eleitores, candidatos e todos os envolvidos no processo eleitoral”, concluiu.
Com a proximidade do pleito, o Tribunal Regional Eleitoral e as forças de segurança intensificam os preparativos para assegurar que a votação ocorra de forma tranquila e segura em todo o estado.