A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e as Escolas de Saúde Pública lançam nesta quarta-feira (15.07), às 13h30, cursos para profissionais que atuam no combate à Covid-19.
A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) ofertará dois cursos de autoaprendizagem para profissionais que atuam nos hospitais de referência para o tratamento da Covid-19 e acadêmicos do último ano dos cursos de medicina, enfermagem e fisioterapia.
A qualificação tem por objetivo promover a aplicação adequada de medidas de prevenção e controle de infecções e a qualificação do cuidado, por meio do domínio de técnicas e ferramentas necessárias no tratamento de pacientes graves – desde a entrada na unidade hospitalar, até a alta médica.
De acordo com a diretoria da Escola, compõem a programação os cursos de Prevenção e Controle de Infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus e Cuidados Clínicos na Síndrome Aguda Grave (que também engloba a Covid-19).
“A característica é de um curso auto instrucional, de forma que os profissionais adquirem o conhecimento teórico e já conseguem colocar esse conhecimento em prática na rotina de trabalho”, explicou a diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz.
Segundo informou a gestora, os cursos serão realizados nos meses de julho e agosto. Os interessados em participar poderão acessar a plataforma: http://moodle.espmt.saude.mt.gov.br/moodle/